Página de apresentadores

Você aprenderá com um painel multidisciplinar de radiologistas, com contribuições de cirurgiões, oncologistas e patologistas. Esta abordagem integrada fornece as melhores informações sobre câncer e como elas afetam o imageamento do câncer.

Diretores do Curso

Roberto Blasbalg, MD, PhD

Dr. Roberto Blasbalg, PhD, é radiologista abdominal com vasta experiência clínica em contextos acadêmicos e do setor privado. Se formou e fez residência na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e concluiu sua fellowship em RM de Corpo Inteiro no Thomas Jefferson University Hospital. O Dr. Blasbalg é Coordenador do Setor de Medicina Interna do Grupo Dasa em São Paulo, o maior centro de diagnóstico da América Latina, e pesquisador do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP). Seu principal interesse é nos campos hepatobiliar e pancreático e em técnicas de RM de corpo inteiro. Já publicou diversos trabalhos científicos nas principais revistas radiológicas.

Martin Torriani, MD, MMSc

Dr. Martin Torriani (MMSc) é um radiologista do sistema musculoesquelético com mais de 22 anos de experiência clínica. É graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Campinas e professor associado de radiologia na Harvard Medical School. Desde 2001, o Dr. Torriani trabalha no Massachusetts General Hospital (MGH) em Boston com foco em imageamento clínico do sistema musculoesquelético e pesquisa na área. Ele atua como Diretor do Núcleo de Imageamento Metabólico do MGH, que usa imageamento avançado para estudar o metabolismo humano e desenvolve ferramentas de inteligência artificial para melhorar as análises quantitativas. Dr. Torriani é presidente do Programa Científico de Imageamento Musculoesquelético da RSNA e já publicou 150 artigos científicos revisados por pares.

Apresentadores

Eliane M. Amstalden, MD, PhD

A Dra. Eliane Maria Ingrid Amstalden (PhD) é professora associada, patologista e coordenadora de tecido ósseo e mole no Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como fellow de patologia de tecidos ósseos e moles no Departamento de Patologia do Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School em Boston (EUA) de 1994 a 1995. Também é membro da Sociedade Brasileira de Patologia.

Rony Avritscher, MD

O Dr. Avritscher é professor associado da University of Texas, MD Anderson Cancer Center. Obteve seu diploma de médico e residência na Universidade de São Paulo e completou seu estágio cirúrgico, residência em radiologia e bolsa de estudos na University of Texas/UTMDACC. Seus interesses incluem tratamentos orientado por imagem do câncer de fígado. Também estabeleceu um laboratório com foco no microambiente imune em tumores do fígado. Recebeu o Prêmio do Editor por Investigação Laboratorial Excepcional da JVIR e é membro da Society of Interventional Radiology.

Mauricio Etchebehere, MD, MS, PhD

O Dr. Mauricio Etchebehere (MS, PhD) é cirurgião ortopédico e membro do corpo docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (UNICAMP), Brasil. É chefe do Serviço de Oncologia Ortopédica do Hospital das Clínicas (UNICAMP) e professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo (USP).

Paulo Hoff, MD

Dr. Paulo Hoff é Presidenta da Oncologia D'Or e Professor de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ele também é membro do Conselho de Administração do Hospital das Clínicas da FMUSP e Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Geral do Instituto do Câncer Octávio Frias de Oliveira da Universidade de São Paulo.

Denis L. F. Jardim, MD, PhD

O Dr. Denis LF Jardim (PhD) atua como oncologista do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. É também Coordenador de Pesquisa Clínica do Sírio Libanês e Coordenador de Oncologia da Unidade Hospitalar do Itaim. Dr. Jardim já foi Clinical Fellow do Hospital Sírio Libanês e do MD Anderson Cancer Center no Texas (EUA). Obteve seu doutorado pela Universidade de Campinas (UNICAMP). O Dr. Jardim tem uma série de artigos publicados em revistas especializadas em oncologia de precisão e novos alvos terapêuticos em oncologia.

Dany Jasinowodolinski, MD

Dr. Dany Jasinowodolinski é Diretor de Imageamento do Tórax no Hospital do Coração em São Paulo. Se formou em medicina pela Santa Casa de SP em 1992 e completou sua residência em diagnóstico por imagem na mesma instituição em 1996.  Em 1998 e 1999, se especializou em imageamento do tórax na Mayo Clinic em Rochester, Minnesota (EUA) e obteve um MD do Anderson Cancer Center em Houston, Texas (EUA). Trabalhou na UNIFESP de 1999 a 2009 como radiologista do tórax e recebeu seu doutorado pela USP em 2014 na área de pneumologia. Seu doutorado estudou aplicações de TC de dupla energia em pacientes com hipertensão pulmonar. O Dr. Jasinowodolinski treina residentes e fellows desde 1999 nos setores público e privado. Sua experiência profissional inclui importantes clínicas brasileiras, como a Fleury, onde liderou o departamento de imageamento do tórax de 2010 até sua ida para o HCOR. Suas principais áreas de interesse são a circulação pulmonar e doenças pulmonares difusas.

Eduardo J. Mortani Barbosa Jr, MD

O Dr. Eduardo Mortani Barbosa Jr. é Professor Assistente de Radiologia na University of Pennsylvania, possui dupla certificação em radiologia diagnóstica (American Board of Radiology (ABR) e Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR)) com especialização em TC cardiotorácica, RM e PET/TC, bem como em procedimentos intervencionistas (como biópsias torácicas guiadas por TC). Possui amplo histórico acadêmico, incluindo estudos em biologia, ciência da computação, física, matemática e economia, o que o levou a buscar pesquisas translacionais integrando medicina torácica, diagnóstico por imagem, ciência da computação e políticas de saúde.

Suas atividades como docente incluem inúmeras palestras na University of Pennsylvannia, palestras científicas na RSNA, ECR, ESTI, STR, JPR e SNM, e mais de 100 publicações em revistas e conferências revisadas por pares. Atua no conselho de administração da Pennsylvania Radiological Society como conselheiro suplente.

Marcelo A. Queiroz, MD

Dr. Marcelo Queiroz é radiologista com especialização em imageamento PET e atualmente ocupa o cargo de Diretor de Radiologia Diagnóstica do Instituto do Câncer da Universidade de São Paulo. Ele também faz parte da equipe de Medicina Nuclear e Imagem Molecular do Hospital Sírio-Libanês. Dr. Queiroz é fellow de pesquisa do Departamento de Medicina Nuclear do Hospital Universitário de Zurique. Atualmente concentra sua pesquisa em imageamento por PET e novos traçadores em oncologia, especialmente câncer de próstata, retal e de mama.

Douglas J. Racy, MD

O Dr. Douglas J. Racy é oncoradiologista e diretor científico da área de Medicina Diagnóstica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. É também Coordenador do Departamento de Oncorradiologia e Medicina Interna da área de Medicina Diagnóstica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Hospital BP Mirante. Completou sua fellowship em ressonância magnética na University of Wisconsin, Madison e é membro do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Leonardo Vedolin, MD, PhD

Dr. Leonardo Vedolin (PhD) é o atual diretor executivo de imageamento do DASA, onde é responsável por questões estratégias, de inovação e de gestão da qualidade médica relacionadas à divisão de imageamento do grupo. Completou sua residência em radiologia em 2001 na PUC (Porto Alegre) e fellowship de pesquisa na Divisão de Neurorradiologia do Mount Sinai em Nova York. Obteve Mestrado em Radiologia em 2003 pela UFRJ e PhD em Ciências Médicas em 2006 pela UFRGS. Sua carreira científica e educacional concentrou-se na aplicação de técnicas de neuroimageamento convencionais e avançadas para entender distúrbios neurovasculares e neurogenéticos. Publicou mais de 50 artigos revistos por pares em revistas internacionais. 

Antonio C. Westphalen, MD

O Dr. Westphalen é professor de Radiologia e Imageamento Biomédico e de Urologia na University of California, San Francisco (UCSF). Se formou em medicina pela UFRGS em 1995 e completou os programas de residência da IC/FUC-RS e do Hospital Moinhos de Vento, seguido de uma fellowship em imageamento do abdome na UCSF. Westphalen completou o Programa de Mestrado em Pesquisa Clínica da UCSF e recebeu seu doutorado em Ciências Cirúrgicas (Urologia) pela UFRGS (Brasil). Ele dirige ainda o Programa de Imageamento de RM da Próstata e preside o Comitê de segurança de RM na UCSF. Ele publicou mais de 100 artigos relacionados a suas pesquisas e atividades clínicas.